segunda-feira, 9 de julho de 2012

Coração na Garganta...

Para ser lido ao som de Milton Nascimento - Bailes da Vida

Minha alma cheirava a talco.
Subi naquele palco.
E nem precisa ser clarividente para ver que ali é de fato o meu lugar.
Coube-me tão bem.
Um segundo ventre, colo, berço.
Tudo começou na véspera do meu aniversário,
Ele me esperava em cima da cama.
Embrulhado com um papel roxo.
Queria simbolizar a comemoração do meu nascimento.
Comemoração dos meus 15 anos de existência e eu não queria valsa, nem debutante.
Queria  um amigo que me acompanhasse a frente aos refletores. 
Mal sabia que na verdade tinha nascido ali, naquele momento.
O parto foi concretizado no momento que rasquei o papel
Vi o violão, descobri o meu oficio.
E assim. Foi no quarto ensaiava "Minha Fé"
Prenúncios de fé e arte interligadas em prol de uma mesma causa.
Aprendemos juntos, crescemos juntos.
Ao nosso som e ao som dos nossos ídolos.
Em busca do caminho que vai dar ao sol.
Parceria perfeita.
6 anos se passaram.
Eis que chega o grande dia.
Meu segundo nascimento.
O tão esperado.
Quis ser leve.
Quis ser certa.
Quis pela primeira vez ser verdadeiramente eu.
Não me intimidar com os olhares, e todas aquelas luzes.
As mãos gélidas anunciava a importância de toda espera.
Sussurrava orações de calmaria.
Na plateia pessoas queridas que torcem por mim.
No corredor de espera Tom Jobim, Cartola, Milton entre outros ídolos,
Emoldurados na parede viam minha afiliação de aprendiz.
Sorri para eles, sorri pra doçura da cena, sorri de mim mesma.
Na foto eles também sorriam pra mim.
Busquei tranquilidade naqueles mestres, e pedi licença e permissão para dividirmos o mesmo oficio, para pisar naquele altar divino.
Andava de um lado pro outro, e o filme dos 6 anos na cabeça.
Coração na garganta, e eis que chega a hora de subir no palco.
Olho para os meus mestres, digo-lhes: É agora, vamos juntos no mesmo tom?
Fiz a oração aprendida ainda na infância, e dei 11 passos até o palco.
Respirei fundo, pé direito, depois o esquerdo, coluna ereta, ouvi os tais sinos imaginários.
Aqueles que sempre tocam para sinalizar o alinhamento dos astros, ponto de equilíbrio, encontro de alma, coisas mágicas concretizadas, quando Deus aparece.
Peguei o meu velho companheiro, coloquei junto ao peito e sussurrei:
Sou eu e você agora parceiro, vamos ser alma, vamos fazer arte, vamos ser um.
Em cima do palco éramos dois, mas sendo a voz de muitos, de todos que acreditaram em mim.
Que acreditaram na menina tímida, calada, que gostou de brincar com as palavras musicadas.
O primeiro acorde, primeiro verso, aplausos, arrepio pelo corpo inteiro, uma alegria jamais sentida antes.
Não tive medo dos olhares, nem das luzes, olhei e sorri pra tudo isso.
Pela primeira vez me entreguei por completo e publicamente sem trancas.
Expus meu corpo e alma, e ainda agradeci os olhares ao invés de fugir.
Me vejo e desconheço.
Essa sou eu, gostei do que vi, sou música.
Fui leve.
Ultima música, aplausos finais, agradecimentos finais.
Missão cumprida.
Encho os pulmões de ar, e o coração com a certeza de que eu quero isso pra toda vida.
Volto pra casa, diferente de como sai.
Como um rio que desagua no mar.
Com a roupa encharcada e a alma
Repleta de chão

2 comentários:

  1. Você tem razão qdo diz: “meu segundo nascimento”.
    Você realmente era outra pessoa naquele palco,
    Eu te olhava e pensava...
    Quem é essa menina?
    Não pode ser a primeira vez q ela sobe num palco,
    Que canta para um público,
    Ela não pode ser a mesma menina tímida, calada, fechada,
    Que pra ser ela mesmo criou um infinito particular,
    que de Impenetrável não tem nada.
    Só precisa de cuidado com os avisos espalhado,
    Pra saber o melhor caminho pra entrar no mundo que é só dela.
    E há avisos que são tão óbvios que às vezes passa despercebido,
    Como o “M.O. S”, és como assina,
    Mas qdo repara com mais atenção nota-se,
    q lendo de trás pra frente torna-se SOM.
    Pronto uma definição simples de quem é Mi Oliveira ...”SOM”
    Música pra você não é apenas trilha sonora de momentos da vida,
    Música simplesmente a sua vida e nota-se isso quem para pra vê, com como degusta,
    Como analisa,digere, se encanta com cada trecho das músicas dos seus ídolos,
    E quando fala das suas músicas preferidas,
    seus olhos brilha e passa vida.
    Por isso sei a importância que foi estar naquele palco,
    dos abismos internos que teve que superar,
    pra realizar o seu maior sonho que é fazer música.
    Seus anjos da guarda tiveram trabalho,
    e boas energias foram entregue a você, em forma de mensagem,orações,abraços.
    Uma vez lhe disse “sua alma é de cantora, mas precisa deixar essa cantora ser alma e corpo”
    e você me dizia não sei como fazer isso
    e eu dizia calma na hora certa ela surge.
    E quando cantou agora só falta você...Você disse com vontade :
    “De ser quem eu sou,de estar onde estou”.
    E nessa hora eu vi essa cantora de alma e corpo.
    Aquele lugar é seu por direito,por dedicação por vocação.
    Então se mexa q já estou com saudade de você no palco.
    Assuma o seu lugar no mundo,
    E em cada canto que for, deixe marcas de quem é M.O.S.

    ResponderExcluir
  2. Que eu imagina que voce ficaria nervosa isso é fato, porque todo artista de grande porte fica mesmo, desde os grandes mestres da musica, tinham sempre seus temores, aquele friuzinho na barriga quando no palco subia, mas isso só é verdadeiro quando se ama o que se faz, subir no palco é uma estreia de nascer para um dom, cujo "Dom" é dado apenas para quem tem esse brilho desde que se apaixona pelo próprio Dom e você descobriu isso graças a Deus cedo demais e esta transformando tua caminhada um arquibancada para sua plateia , toda plateia começa com os admiradores mas próximos, familia , amigos e depois o publico desconhecido, graças a Deus faço parte da primeira fila, que acompanhou os primeiros acordes do seu sonho, mesmo de longe mas ali , forte e firme com o pensamento voltado na torcida e quando as primeiras canções foram escritas em papeis humildes ali eu senti mesmo ja tendo a certeza do obvio, que muito mas alegrias iriam vir dali em diante, e veio realmente e o orgulho sempre existente a todo momento e quando vc subiu no palco , senti de longe a tua emoção, tua voz exaltada em tons certos, acordes do violão melodiosas, enfim Mi, voce pode ser uma surpresa para quem não te conhece, para os teus fãs numeros uns rss , enfim, os grandes mestres estão sim na sua torcida, mas certos que vc fazia parte do clã deles, a diferença que sua moldura ainda não esta pronta para se juntar naquela parede, mas a foto ja ta preparada \o/, molde aos poucos sua caminhada, e abrace esse sonho com todas as forças, porque com certeza, cartola, tom estão preparados para tirar o chapeu pra voce, e elis ..rss a eliss ela esta também num arrastão de alegria em sua direção, grande beijo minha pequena grande MUlher \o/ beijos da van

    ResponderExcluir